Avançar para o conteúdo principal

Sarau Diplomas de Mérito

 

Boa noite!


Em nome do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, desejo a boas-vindas a todas as pessoas aqui presentes. Esta é uma noite de grande festa, tal como foi o passado dia 21 de fevereiro, quando realizamos a 1.ª parte deste evento.


Antes de começar a entregar os Diplomas, gostaria de saudar todas as alunas e alunos aqui presentes e que irão subir ao palco deste magnífico auditório para receber os aplausos pelo seu esforço em 2023/2024.

Esperamos que possam usufruir deste momento e ficar com vontade de regressar no próximo ano letivo. Que esta noite seja um estímulo para que continuem em investir na sua Educação INTEGRAL, tal como se encontra previsto na Lei de Bases do Sistema Educativo português.

E sublinho a palavra INTEGRAL pois é isso que procuramos trabalhar nas Escolas do Agrupamento, com a diversidade de diplomas que entregamos.

Baseamos os critérios nos 4 pilares da UNESCO para a Educação:

Aprender a conhecer,

aprender a fazer,

aprender a conviver,

aprender a ser.

E são estes pilares que fazem da Educação um Tesouro a descobrir, nas palavras de Jacques Delors.

Sublinho a presença dos alunos que hoje regressam ao nosso convívio depois de muitos anos na Martim. Já sabem que serão sempre bem-vindos.

Em breve, poderão fazer parte de um novo grupo que se começa a constituir, que são os antigos alunos da Martim de Freitas. Aguardem por novidades na nossa página e nas redes sociais.


Na pessoa do Sr. Presidente do Conselho Geral,

saúdo todo o corpo docente e

não docente, com especial foco nos

Diretores de Turma (atuais e passados) e que, em conjunto, desafiam todas as alunas e todos os alunos a conseguir sempre mais e que nunca ficam satisfeitos com os resultados.

E ainda bem que assim é!


Na pessoa do Sr. Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação saúdo todas as famílias aqui presentes, a primeira escola para as nossas crianças e jovens.

O vosso acompanhamento é fundamental para o sucesso. E, por sucesso, não me refiro apenas às classificações que são uma pequena parte da aprendizagem da escola.

Aprender a relacionar-se e aprender a ser feliz não é medido com uma nota… e não é menos importante do que um número numa folha…


Por fim, saúdo todos os artistas que subirão ao palco para animar este sarau, bem como os professores que prepararam esta noite, com especial foco para as colegas da Direção e para as professoras Paula Campos, Paula Rovira, Ana Cristina Gonçalves, Alexandre e o professor João Nuno Eufrásio que ensaiaram e prepararam os alunos.


Sem mais demoras, vamos iniciar a entrega




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sarau Martim de Freitas | 2026

CARAS/OS ALUNAS/OS: Ainda que os diplomas que vão receber esta noite tenham o vosso nome (e com mérito), não devem pensar que eles se devem apenas a vós. Conhecemos a expressão: se queres ir depressa vai sozinho… se queres ir longe, leva companhia. Ao longo destes anos, têm tido sempre companhia que vos apoia, de forma mais ou menos visível e que é fundamental. Importa não esquecer. Em primeiro lugar: a família. O lugar onde a Educação se inicia sempre e que garante que tudo o que virá a seguir terá sustentação. Depois, os professores: exigentes, amigos, companheiros, por vezes mais refilões, ou, como eu, mais mal humorados (temos dias). Mas, independentemente de tudo, e acima de tudo, preocupados convosco e com a vossa formação. Todos somos diferentes mas, cada um contribui de forma diferente. E todas as formas de contribuir são legítimas e ajudam-vos a crescer melhor e em todos os sentidos. E essa é a grande riqueza da Escola Pública. Não podemos esquecer as psicólogas es...

18 de janeiro de 2013 - Tomada de Posse | Diretor do AE de Martim de Freitas | Coimbra

TOMADA DE POSSE Ex.mo Sr. Presidente do CG Ex.mas Sras. Conselheiras e ex.mos Srs. Conselheiros Ex.mo Sr. Diretor cessante, Dr. Alberto Barreira Caras alunas e caros alunos, Exmas. Sras. Presidentes das Associações de Pais, Ex.ma Srª Diretora do Centro Educativo dos Olivais Ex.mos Srs Diretores das Escolas/Agrupamentos de Escolas, Ex.ma Srª. Diretora do CFAE Minerva, Drª Hilda Pinto Gonçalves Ex.mo Sr. Dr. Henrique Girão Ex.mo Sr. Dr. Gonçalo Quadros Ex.ma Sr.ª Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Helena Duque Ex.ma Srª Dra. Teresa Lacerda, e Ex.ma Srª Drª Elisabete Fiel, eTwinning/ERTE/DGE Exma Sra. Vereadora da Educação da CMC, Exmo. Sr. Presidente da União de Freguesia de Eiras e São Paulo de Frades, Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Exmo. Sr. Presidente da Junta da União de Freguesias de Coimbra, Exmos, Srs. Presidentes, Diretores e/ou representantes das IPSS parceira do Agrupamento Todas e todos as/os representantes das institui...

Causa Pública | 05 de abril de 2025

    Irei procurar centrar a minha perspetiva na forma como a Educação para a Cidadania está a ser implementada e como procura tornar a Escola num espaço mais Democrático, numa altura em que procuram torná-la num espaço de proibições.  Conhecemos o percurso em pisca-pisca da Educação para a Cidadania: ora temos uma área ou disciplina (Área Escola, Formação Cívica, por exemplo), ou nos baseamos em projetos interdisciplinares, relevantes, mas demasiado personalizados nos docentes A, C ou C… a partida desse docente faz com que as práticas não tenham seguimento: a. Parlamento dos Jovens b. Projetos Erasmus c. Projetos eTwinning Do que conheço das práticas de outros países (e baseio-me na Eurydice 2019) existem e grandes linhas: a. Projetos interdisciplinares b. Assuntos em algumas áreas c. Disciplina Portugal é o único país que conheço que acaba por congregar estas três perspetivas sob o chapéu da Estratégia de Educação para a Cidadania. Enquanto elemento do ...