Avançar para o conteúdo principal

La rentrée – The show must go on

16 de Setembro – 9:00 AM

Professor Baião (Presidente do Conselho Executivo) – Meninas e Meninos, minhas caras senhoras, sejam bem-vindos ao nosso espectáculo. Nos próximos dias estaremos aqui para vos proporcionar momentos de deleite que jamais esquecereis. Tudo está preparado para que este seja o maior show que jamais vistes. Os artistas da nossa casa estiveram durante dias a fio a preparar estes momentos para que nada vos falte. Estejam preparados, sentidos bem despertos e olhos bem abertos. Esqueçam tudo o que viram até agora. Apertem os cintos que a viagem ao mundo da fantasia vai continuar.
Para aquecer, vamos iniciar com um strip pelos professores de Educação Física Sómusclo e Todaboa, que esperamos que dê o tom para a jornada que se segue. Que ninguém nos acuse de não educarmos para a sexualidade. É que logo após esta demonstração de pedagogia, estreamos o novo conceito de duches partilhados. Assim, rapazes e raparigas de todas as idades podem começar a descobrir os respectivos corpos e a perceber para que servem certas e determinadas peças… Saindo do duche, terão uma breve passagem pela sala de Educação Moral e Cívica, onde os docentes se esforçarão por apresentar alguns valores que sirvam à criação de uma sociedade justa.
Após o almoço partilhado (lamentamos mas não temos funcionários para abrir o refeitório), o grupo de Geografia de Portugal agendou uma visita de estudo ao porto da Figueira da Foz, onde não só ficarão a conhecer a forma de desaguar do rio Mondego, como poderão aprender Língua e Cultura Neerlandesa e ainda solucionar algum problema que possa ter ocorrido durante as actividades matinais.
O dia terminará com uma sessão de Karaoke, promovida pelo professor de Educação Musical. Aí podereis cantar êxitos pedagogicamente importantes como Pimba, Pimba de Emanuel, ou até, para os mais arrojados, Rape me dos Nirvana.
Mas não vos inquietais. Isto é apenas o início. Felizmente temos cerca de 15 professores na escola, pelo que apenas faltam 90. Assim, concerteza que conseguiremos entreter-vos por mais alguns dias. Nada de preocupação para o Ministério da Educação. Trabalhem calmamente que o Professor Baião e as suas baionetas se encarregarão de vos manter ocupados.
Amanhã, logo pela manhã, iniciaremos com uma aula de prevenção das dependências. Esta actividade estará a cargo da professora de EVT que, com o material trazido da visita de estudo que hoje se realiza, irá ensinar-vos a preparar uns charros. Esta actividade contará com o apoio da docente de Ciências da Natureza, que ensinará a ampliar os efeitos desejados com recurso a bebidas alcoólicas. À tarde, o Dr. Ordinatus demonstrará a sua arte de fazer horários sem ter professores colocados.
Este é o programa para os dois dias que se seguem, para a próxima semana estão guardadas muitas outras surpresas. Mas não se esqueçam, a professora de filosofia está colocada no bar, a de Inglês na fotocopiadora e a de Tecnologias no PBX. Para animar os intervalos, estarão disponíveis os docentes de geometria, a jogar convosco à macaca, o de matemática, na secção de Três em Linha, o de História, na vertente de Trivial Pursuit e ainda, a grande atracção, o professor de Português com nariz de palhaço a fazer equilibrismo, sobre patins, em todos os corredores.
Esperamos que o programa seja do vosso agrado. Não se esqueçam de agradecer, em momento oportuno, ao Tio David.
Vamos dar início ao espectáculo, que a nossa escola é uma grande animação.


Ps.: Este texto é ficção a 99%. Nada disto aconteceu porque as escolas foram mais esclarecidas do que o ministério e, simplesmente, não chegaram a abrir as portas…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cidadania Digital | TUMO AI/Teens

Ao longo destas semanas tenho andado a pensar que tipo de abordagem deveria ter… dirigir-me à geração do Facebook, a do cotas (na qual claramente me incluo)? Sim, sim… já estamos naquela idade que, com 15 anos dizíamos ser a idade dos cotas… À geração do Instagram? Aquela geração na qual tentamos desesperadamente entrar para nos sentimos mais jovens, mesmo que não tenhamos apetência nenhuma para umas fotos com bico de pato, efeitos, autocolantes e afins??? Ou à geração do Tiktok? Aquela com a qual termos mais dificuldade em entrar, pois o voltaren diário não nos permite fazer aquelas coreografias todas tão bem sincronizadas??? Ainda pensei pedir ajuda ao ChatGPT, Perplexity, Gemini, Copilot, Deepseek… Como não me consegui decidir, optei por vir aqui contar uma história…  Não uma história qualquer mas algumas histórias relacionadas com a minha infância e juventude. Eu sou natural dos Vascos… uma pequena aldeia da Freguesia de Almagreira, no concelho de Pombal. A ida para a escola fa...

Mudança e diferença

  A Teoria da Mudança ensina-nos que as pessoas, por norma, são muito resistentes à mudança. Mesmo quando nos queixamos do estado das coisas e afirmamos peremptoriamente que tudo tem de mudar, a verdade é que estamos pouco dispostos a fazer parte da mudança. Esperamos que outros mudem mas que isso não interfira com a nossa vida. Sair da nossa zona de conforto não nos estimula minimamente e provoca em nós uma reação adversa. Só há uma coisa à qual as pessoas reagem pior do que à mudança: a Diferença. Se olharmos para a História, podemos confirmar que, quem era diferente, era perseguido e a sua vida sempre esteve em risco. Tomemos como exemplo "as bruxas": mulheres, independentes e que não seguiam as normas estandardizadas. Como tal, não era compreendidas pela maioria mainstream . Assim, eras perseguias e queimadas para se acabar com essa diferença. Por isso mesmo, ainda hoje, utilizamos com regularidade o termo "caça às bruxas". Infelizmente, cada vez com mais frequê...

13

Há alguns anos, no âmbito de um projeto internacional, uma colega dizia-me que não gostava de mudanças. Prezava muito a estabilidade. De algum modo, eu procurava contrapor lembrando que as mudanças são importantes para nos desafiarmos e para que não nos sintamos acomodados. O dia 13 de agosto (sexta-feira) ofereceu-me a oportunidade de provar que acredito nos argumentos que utilizava com outra pessoa e noutro contexto. Foi nesse dia que percebi que o meu local de trabalho passaria a ser outro a partir de 1 de setembro de 2021. Após 13 anos na EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia (e 11 no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, na sequência do processo de fusão dos Agrupamentos), é chegada a hora de esvaziar o cacifo e entregar a chave-mestra... Lembro-me da primeira vez que entrei na escola, ainda durante o mês de agosto, levando comigo o Alexandre, então com 3 meses, ou o nascimento da Beatriz num período um pouco instável do Agrupamento. Lembro os diferentes projetos desenvolvidos, as...