Avançar para o conteúdo principal

13

Há alguns anos, no âmbito de um projeto internacional, uma colega dizia-me que não gostava de mudanças. Prezava muito a estabilidade. De algum modo, eu procurava contrapor lembrando que as mudanças são importantes para nos desafiarmos e para que não nos sintamos acomodados.
O dia 13 de agosto (sexta-feira) ofereceu-me a oportunidade de provar que acredito nos argumentos que utilizava com outra pessoa e noutro contexto. Foi nesse dia que percebi que o meu local de trabalho passaria a ser outro a partir de 1 de setembro de 2021. Após 13 anos na EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia (e 11 no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, na sequência do processo de fusão dos Agrupamentos), é chegada a hora de esvaziar o cacifo e entregar a chave-mestra...
Lembro-me da primeira vez que entrei na escola, ainda durante o mês de agosto, levando comigo o Alexandre, então com 3 meses, ou o nascimento da Beatriz num período um pouco instável do Agrupamento. Lembro os diferentes projetos desenvolvidos, as várias atividades realizadas, as colegas e os colegas com quem partilhamos os sucessos do nosso trabalho e lembro, acima de tudo, as alunas e os alunos que, ao longo destes 13 esperaram de mim que os conduzisse numa aula que não se queria limitada pelas 4 paredes da sala. Ferrer Correia, Semide, Rio de Vide, José Falcão, Centro Educativo e Moinhos foram espaços que sempre me acolheram com sorrisos, aos quais sempre procurei responder.
Não esperava (nem deseja) sair neste momento, mas as circunstância do concurso nacional assim o ditaram. Estou certo que as colegas que agora entram no Agrupamento sentirão o mesmo carinho que eu senti ao longo deste tempo que me viu crecer como profissional e como pessoa. 
É tempo de despedida. Mas gostaria de o fazer com uma palavra de gratidão às mães, aos pais e Encarregadas/os de Educação por se mostrarem sempre tão disponíveis para apoiar todos os projetos, ações, visitas, atividades e por me terem confiado as suas filhas e os seus filhos, para frequência de uma disciplina opcional.
Lembro tod@s @s colegas, sem exceção, que me ajudaram a crescer, que me desafiaram e/ou embarcaram em desafios que lhes lancei. E claro, lembrar a Direção que sempre promoveu a existência de condições necessárias ao sucesso das nossas dinâmicas. Não esqueço a Autarquia de Miranda do Corvo que sempre reconheceu o trabalho realizado, nem os diferentes parceiros locais, regionais e nacionais (não cito, pois não quero correr o risco de ser indelicado e esquecer alguém).
Em jeito de despedida, deixo algumas fotos tiradas hoje e que, de algum modo, me lembram as atividades que levaram perto de uma centena de alunos a deslocar-se a outros países e, muitos mais, a criar relações com colegas de tantos países, a partir da Sala de Aula e, no último ano, a partir das suas casas, que foram uma janela aberta para a Europa. Deste último ano, fica a tristeza do desmembramento atroz de uma sala destinada ao desenvolvimento destes projetos, por parte de quem ignorou, por desconhecimento, a cultura da escola. Mas ficam também (e sobretudo) os girassóis. Uma atividade tão simples quanto as alunas e alunos dos 1º e 2º anos que os semearam, regaram, cuidaram e sempre perguntaram por eles.
Hoje, também eu me sinto como aquelas crianças: grato e muito alegre por sentir que "reguei" e cuidei de cada aluna e de cada aluno que esperava de mim que lhe abrisse a porta do mundo. Espero ter deixado um pouco de mim cada uma delas e em cada um deles. O meu coração levará sempre um pouco deles e delas.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

18 de janeiro de 2013 - Tomada de Posse | Diretor do AE de Martim de Freitas | Coimbra

TOMADA DE POSSE Ex.mo Sr. Presidente do CG Ex.mas Sras. Conselheiras e ex.mos Srs. Conselheiros Ex.mo Sr. Diretor cessante, Dr. Alberto Barreira Caras alunas e caros alunos, Exmas. Sras. Presidentes das Associações de Pais, Ex.ma Srª Diretora do Centro Educativo dos Olivais Ex.mos Srs Diretores das Escolas/Agrupamentos de Escolas, Ex.ma Srª. Diretora do CFAE Minerva, Drª Hilda Pinto Gonçalves Ex.mo Sr. Dr. Henrique Girão Ex.mo Sr. Dr. Gonçalo Quadros Ex.ma Sr.ª Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Helena Duque Ex.ma Srª Dra. Teresa Lacerda, e Ex.ma Srª Drª Elisabete Fiel, eTwinning/ERTE/DGE Exma Sra. Vereadora da Educação da CMC, Exmo. Sr. Presidente da União de Freguesia de Eiras e São Paulo de Frades, Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Exmo. Sr. Presidente da Junta da União de Freguesias de Coimbra, Exmos, Srs. Presidentes, Diretores e/ou representantes das IPSS parceira do Agrupamento Todas e todos as/os representantes das institui

Turismo (In)Sustentável

Os bons resultados económicos do nosso país nos últimos anos devem-se, em grande medida, ao crescimento do turismo em Portugal. Desde que me lembro, sempre ouvi dizer que este seria um setor estratégico e que deveria ser uma aposta dos governos nacionais. Mas será que apostar no turismo se limita apenas a confiar no empreendedorismo tuga? Será que uns quantos cursos CEF e Profissionais de Turismo serão suficientes para conduzir um setor que se pretende estratégico? Quando em 2013 me desloquei pela primeira à Turquia (Antália, mais propriamente), encontrei alguns pormenores bastante curiosos. Se, por um lado, encontrei os mercados com as tradicionais bancas da especiarias e frutos secos, os vendedores de rua com sumo de laranja (Portakale) e romã feitos  a hora e os tradicionais tapetes (made in Turkey e não num qualquer país do extremo oriente), por outro lado encontrei "diversões" completamente descaracterizadas. Lembro-me especialmente de um barco de recreio com a imagem d