Avançar para o conteúdo principal

Cáritas...

Ser professor é maravilhoso! Descobrimos várias cidades do país, conhecemos o submundo do centro de emprego e, imaginem, até podemos ter cartão da MACRO... Um luxo!!!
Mas sem dúvida nenhuma que o melhor é o contacto com os alunos e aquilo que eles nos ensinam... Todos sabem que o método expositivo está quase proibido nas escola. Eu concordo plenamente. Qual é a lógica dos aluno nos terem de ouvir? Só dizemos coisas sérias, raramente bricamos com as palavras porque estamos a tratar de um assuntos sérios que não se compadecem com jogos linguísticos que poderiam retirar seriedade às coisas que dizemos. Portanto abaixo o método expositivo. Neste contexto ganha especial importância o questionário orientado ou o diálogo interactivo. Sem dúvida que nas aulas de Moral estes métodos são os mais adequados. Por isso, este vosso amigo questiona uma turma deano, na lição número 23: "Alguém sabe o que é a Cáritas?" - imediatamente se levantaram vários braços sôfregos por poderem deleitar o professor com a sua sabedoria. Decidi dar a palavra ao mais efusivo de todos que me presenteou com a seguinte pergunta/resposta:
. "Ó stôr, não é aquilo que nós temos nos dentes?"
. #%&$%$/((#&&/(()))&%#/($/&$#/&%/())/(&)(&...
Já estou a imaginar a nova publicidade: "Pasta medicinal Couto - o melhor contra a Cáritas", ou ainda "Sorrisos Colgate - e livre-se definitivamente de todas as Cáritas"

Comentários

Anónimo disse…
Olá Luís,

não sou grande frequentador da blogoesfera mas de vez em quando venho dar uma espreitadela. é engraçado ver as partilhas e "deixar-me pensar" com essas partilhas. Sim é muito grato ser professor não dispensando as dificuldades... acompanhar alguém que descobre, que se forma, que cresce e saber que demos um contributo vale a pena. Continua Stôr Luís.

David Ferreira
Anónimo disse…
Caro colega.
Com essa do cartão Macro é que me lixaste :-)! Perdoa-me corrigir-te mas para além das cidades há todo um mundo de vilas por descobrir. Relembro-te que estás numa. Deixo-te com um enigma: sabes como é que se chama um membro da Cáritas? Pois não sabes mas eu vou dizer-te. É um CARENTE!
Um abraço.

Luís Filipe Sousa (teaching in Big Rock)

Mensagens populares deste blogue

18 de janeiro de 2013 - Tomada de Posse | Diretor do AE de Martim de Freitas | Coimbra

TOMADA DE POSSE Ex.mo Sr. Presidente do CG Ex.mas Sras. Conselheiras e ex.mos Srs. Conselheiros Ex.mo Sr. Diretor cessante, Dr. Alberto Barreira Caras alunas e caros alunos, Exmas. Sras. Presidentes das Associações de Pais, Ex.ma Srª Diretora do Centro Educativo dos Olivais Ex.mos Srs Diretores das Escolas/Agrupamentos de Escolas, Ex.ma Srª. Diretora do CFAE Minerva, Drª Hilda Pinto Gonçalves Ex.mo Sr. Dr. Henrique Girão Ex.mo Sr. Dr. Gonçalo Quadros Ex.ma Sr.ª Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Helena Duque Ex.ma Srª Dra. Teresa Lacerda, e Ex.ma Srª Drª Elisabete Fiel, eTwinning/ERTE/DGE Exma Sra. Vereadora da Educação da CMC, Exmo. Sr. Presidente da União de Freguesia de Eiras e São Paulo de Frades, Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Exmo. Sr. Presidente da Junta da União de Freguesias de Coimbra, Exmos, Srs. Presidentes, Diretores e/ou representantes das IPSS parceira do Agrupamento Todas e todos as/os representantes das institui

Turismo (In)Sustentável

Os bons resultados económicos do nosso país nos últimos anos devem-se, em grande medida, ao crescimento do turismo em Portugal. Desde que me lembro, sempre ouvi dizer que este seria um setor estratégico e que deveria ser uma aposta dos governos nacionais. Mas será que apostar no turismo se limita apenas a confiar no empreendedorismo tuga? Será que uns quantos cursos CEF e Profissionais de Turismo serão suficientes para conduzir um setor que se pretende estratégico? Quando em 2013 me desloquei pela primeira à Turquia (Antália, mais propriamente), encontrei alguns pormenores bastante curiosos. Se, por um lado, encontrei os mercados com as tradicionais bancas da especiarias e frutos secos, os vendedores de rua com sumo de laranja (Portakale) e romã feitos  a hora e os tradicionais tapetes (made in Turkey e não num qualquer país do extremo oriente), por outro lado encontrei "diversões" completamente descaracterizadas. Lembro-me especialmente de um barco de recreio com a imagem d