Avançar para o conteúdo principal

O Chá tomou a Bastilha


A vida de professor oferece-nos verdadeiras pérolas de sabedoria a martelo! Num misto de “cultura estudantil” com recusa sistemática em ouvir falar dos livros, os nossos queridos alunos oferecem-nos momentos de delírio inesquecível na sala de professores, onde trocamos belas prosas, quase poéticas, como se fossem cadernetas onde vamos juntando cromos…
Estarão a estremecer psicólogos e pedagogos, como Eduardo Sá ou Daniel Sampaio, ao ler o que agora se segue. É verdade que me custa desapontá-los mas é verdade, nós, professores, também brincamos com os erros dos alunos. Trocamos entre nós esses erros e rimos deles, por vezes até dos alunos que os cometem. Seremos monstros. Claro! Que outro ser não riria ao ler num teste de História do 8º Ano a seguinte resposta: “O significado da Tomada da Bastilha foi entre 1814 e 1815 que foi cercada por três barcos cheios de chá que foram derrotados pela Tomada da Bastilha que foi iniciada em Viena e acabou em Viena.”? Apenas uma monstruosidade horrenda seria capaz de gargalhar com a seguinte resposta, a um questionário sobre a Travessia do Mar Vermelho, numa aula de EMRC: “Moisés abriu o Mar Vermelho com o poder do pau que Deus lhe deu”.
As gargalhadas sucedem-se, mas juntamente com elas, surgem pelo canto do olho umas gotas de água com cloreto de sódio…

Comentários

Anónimo disse…
Fizeste-me lembrar alguem que em Pedrogao me dizia, convicto, que um pais ficava na Grecia. Que o Joel nao podia ter nascido na Africa do Sul porque era branco... Gosto de ler coisas (como estas) que me despertam memorias e saudades. Ate sempre. Sandra.
Anónimo disse…
Gostei de encontrar este teu espaço de escrita e partilha.
Graça
Anónimo disse…
Gostei de encontrar este teu espaço de escrita e partilha.
Graça

Mensagens populares deste blogue

18 de janeiro de 2013 - Tomada de Posse | Diretor do AE de Martim de Freitas | Coimbra

TOMADA DE POSSE Ex.mo Sr. Presidente do CG Ex.mas Sras. Conselheiras e ex.mos Srs. Conselheiros Ex.mo Sr. Diretor cessante, Dr. Alberto Barreira Caras alunas e caros alunos, Exmas. Sras. Presidentes das Associações de Pais, Ex.ma Srª Diretora do Centro Educativo dos Olivais Ex.mos Srs Diretores das Escolas/Agrupamentos de Escolas, Ex.ma Srª. Diretora do CFAE Minerva, Drª Hilda Pinto Gonçalves Ex.mo Sr. Dr. Henrique Girão Ex.mo Sr. Dr. Gonçalo Quadros Ex.ma Sr.ª Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Helena Duque Ex.ma Srª Dra. Teresa Lacerda, e Ex.ma Srª Drª Elisabete Fiel, eTwinning/ERTE/DGE Exma Sra. Vereadora da Educação da CMC, Exmo. Sr. Presidente da União de Freguesia de Eiras e São Paulo de Frades, Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Exmo. Sr. Presidente da Junta da União de Freguesias de Coimbra, Exmos, Srs. Presidentes, Diretores e/ou representantes das IPSS parceira do Agrupamento Todas e todos as/os representantes das institui

Turismo (In)Sustentável

Os bons resultados económicos do nosso país nos últimos anos devem-se, em grande medida, ao crescimento do turismo em Portugal. Desde que me lembro, sempre ouvi dizer que este seria um setor estratégico e que deveria ser uma aposta dos governos nacionais. Mas será que apostar no turismo se limita apenas a confiar no empreendedorismo tuga? Será que uns quantos cursos CEF e Profissionais de Turismo serão suficientes para conduzir um setor que se pretende estratégico? Quando em 2013 me desloquei pela primeira à Turquia (Antália, mais propriamente), encontrei alguns pormenores bastante curiosos. Se, por um lado, encontrei os mercados com as tradicionais bancas da especiarias e frutos secos, os vendedores de rua com sumo de laranja (Portakale) e romã feitos  a hora e os tradicionais tapetes (made in Turkey e não num qualquer país do extremo oriente), por outro lado encontrei "diversões" completamente descaracterizadas. Lembro-me especialmente de um barco de recreio com a imagem d