Avançar para o conteúdo principal

Correr contra a Fome


Sempre que as sociedades atravessam uma crise económica como a actual surge, inevitavelmente, uma crise social. Nos primeiros tempos, as pessoas vão disfarçando. Tentam controlar os gastos, evitando sair de casa para passear, não indo ao cinema, ao restaurante, ao café, não comprando roupa nova, enfim, cortando todos os gastos não fundamentais para a sobrevivência. Porém, essas medidas nem sempre são suficientes. Quando o desemprego bate à porta e não existem outros meios de subsistência, esgota-se, rapidamente, o dinheiro para a prestação da casa, para as despesas correntes, para a escola dos filhos e, quantas vezes, deixa de haver dinheiro para comida.

Em épocas de crise, aumenta consideravelmente o número de sem-abrigos nas grandes cidades. São pessoas dignas, a quem o infortúnio apanhou sem pré-aviso. São seres humanos que merecem a nossa atenção, a nossa dedicação, a nossa solidariedade…

Instigados pelo professor de Educação Moral e Religiosa Católica, mais de 400 alunos do Agrupamento de Escolas Ferrer Correia, no Senhor da Serra – Semide, irão correr contra a fome, no próximo dia 9 de Junho, pelas 11:30.

Os objectivos são simples: promover a solidariedade, angariando o mínimo de 400 litros de leite e chamando a atenção da sociedade para os problemas sociais que grassam no distrito de Coimbra. Após a actividade, o leite será entregue à Liga Nacional contra a Fome, entidade parceira do Agrupamento de Escolas na organização da actividade.

Crianças, adolescentes e jovens irão demonstrar que a solidariedade se faz com algum esforço, mas com um grande sorriso no rosto…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

18 de janeiro de 2013 - Tomada de Posse | Diretor do AE de Martim de Freitas | Coimbra

TOMADA DE POSSE Ex.mo Sr. Presidente do CG Ex.mas Sras. Conselheiras e ex.mos Srs. Conselheiros Ex.mo Sr. Diretor cessante, Dr. Alberto Barreira Caras alunas e caros alunos, Exmas. Sras. Presidentes das Associações de Pais, Ex.ma Srª Diretora do Centro Educativo dos Olivais Ex.mos Srs Diretores das Escolas/Agrupamentos de Escolas, Ex.ma Srª. Diretora do CFAE Minerva, Drª Hilda Pinto Gonçalves Ex.mo Sr. Dr. Henrique Girão Ex.mo Sr. Dr. Gonçalo Quadros Ex.ma Sr.ª Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Helena Duque Ex.ma Srª Dra. Teresa Lacerda, e Ex.ma Srª Drª Elisabete Fiel, eTwinning/ERTE/DGE Exma Sra. Vereadora da Educação da CMC, Exmo. Sr. Presidente da União de Freguesia de Eiras e São Paulo de Frades, Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Exmo. Sr. Presidente da Junta da União de Freguesias de Coimbra, Exmos, Srs. Presidentes, Diretores e/ou representantes das IPSS parceira do Agrupamento Todas e todos as/os representantes das institui

Turismo (In)Sustentável

Os bons resultados económicos do nosso país nos últimos anos devem-se, em grande medida, ao crescimento do turismo em Portugal. Desde que me lembro, sempre ouvi dizer que este seria um setor estratégico e que deveria ser uma aposta dos governos nacionais. Mas será que apostar no turismo se limita apenas a confiar no empreendedorismo tuga? Será que uns quantos cursos CEF e Profissionais de Turismo serão suficientes para conduzir um setor que se pretende estratégico? Quando em 2013 me desloquei pela primeira à Turquia (Antália, mais propriamente), encontrei alguns pormenores bastante curiosos. Se, por um lado, encontrei os mercados com as tradicionais bancas da especiarias e frutos secos, os vendedores de rua com sumo de laranja (Portakale) e romã feitos  a hora e os tradicionais tapetes (made in Turkey e não num qualquer país do extremo oriente), por outro lado encontrei "diversões" completamente descaracterizadas. Lembro-me especialmente de um barco de recreio com a imagem d