Entre Setembro de 2014 e Agosto de 2016, sete
escolas de sete países europeus dinamizaram o Projeto Erasmus+: "Family,
Community and School: The troika of My Values!", que pretendia trabalhar
com os diferentes parceiros a forma como os valores são transmitidos na escola,
na comunidade e na família. Entre os diferentes trabalhos realizados,
salienta-se um estudo internacional que foi agora publicado pelo European
Journal of Educacional Sciences (EJES.EU).
Este estudo desenrolou-se ao longo dos 24 meses do projeto em diferentes
fases. Na primeira delas, as escolas participaram numa formação sobre investigação
em meio escolar, no sentido de preparar o instrumento de trabalho a ser
utilizado no estudo. Essa formação teve a duração de uma semana e decorreu na
EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia, com a orientação científica da Professora
Doutora Cristina Vieira, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
da Universidade de Coimbra. O questionário elaborado em Inglês, foi
posteriormente traduzido para as sete línguas respetivas dos países
participantes (Áustria, Bélgica, Eslovénia, Grécia, Portugal, Roménia e
Turquia). Em cada país, participariam cerca de 70 adolescentes/jovens e
respetivos pais, num total de 140 por cada país. No final, obtivemos uma
amostra de case 900 participantes no total. Da análise estatística dos
resultados foi produzido o artigo que foi agora publicado e disponibilizado a
toda a comunidade científica.
Entre os resultados do estudo, destaca-se o
facto de os país tenderem a avaliar a transmissão de valores de forma mais
favorável que os adolescentes, uma vez que concordam mais do que estes com a
sua importância para a vida familiar. Em países como Portugal, Roménia,
Eslovénia e Turquia as mães e as adolescentes tendem a avaliar os valores como
tendo maior importância para os princípios familiares do que os progenitores do
sexo masculino e os adolescentes rapazes. Foi possível também verificar que
algumas respostas poderão ter subjacente diferentes papéis relacionados com o
género, mas também fatores culturais e religiosos. Assim, em países como a
Áustria, a Bélgica e a Grécia não existem diferenças de opinião entre participantes
do sexo masculino e participantes do sexo feminino, o que não acontece em
Portugal, Roménia, Eslovénia e Turquia, onde os participantes femininos
concordam mais com a importância dos valores.
Em nenhum momento se pretendeu criar um
ranking dos países participantes. Os resultados chamam à atenção para a
diferença entre a perceção dos pais e dos filhos relativamente à importância
dos valores. No sete países do projeto, os pais estão mais convencidos do que
os adolescentes que os valores fundamentais são importantes e são promovidos na
família, o que poderá demostrar uma incongruência entre o que pensam os pais e
a as práticas reais na família, menos tempo do que o desejável para a comunicação entre pais e filhos ou a falta
de reflexão dos adolescentes sobre trais valores na sua vida.
O Artigo pode ser consultado aqui: http://ejes.eu/wp-content/uploads/2016/12/3-4-3.pdf
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