Avançar para o conteúdo principal

FCS3Values | Paper

Entre Setembro de 2014 e Agosto de 2016, sete escolas de sete países europeus dinamizaram o Projeto Erasmus+: "Family, Community and School: The troika of My Values!", que pretendia trabalhar com os diferentes parceiros a forma como os valores são transmitidos na escola, na comunidade e na família. Entre os diferentes trabalhos realizados, salienta-se um estudo internacional que foi agora publicado pelo European Journal of Educacional Sciences (EJES.EU).  Este estudo desenrolou-se ao longo dos 24 meses do projeto em diferentes fases. Na primeira delas, as escolas participaram numa formação sobre investigação em meio escolar, no sentido de preparar o instrumento de trabalho a ser utilizado no estudo. Essa formação teve a duração de uma semana e decorreu na EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia, com a orientação científica da Professora Doutora Cristina Vieira, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O questionário elaborado em Inglês, foi posteriormente traduzido para as sete línguas respetivas dos países participantes (Áustria, Bélgica, Eslovénia, Grécia, Portugal, Roménia e Turquia). Em cada país, participariam cerca de 70 adolescentes/jovens e respetivos pais, num total de 140 por cada país. No final, obtivemos uma amostra de case 900 participantes no total. Da análise estatística dos resultados foi produzido o artigo que foi agora publicado e disponibilizado a toda a comunidade científica.
Entre os resultados do estudo, destaca-se o facto de os país tenderem a avaliar a transmissão de valores de forma mais favorável que os adolescentes, uma vez que concordam mais do que estes com a sua importância para a vida familiar. Em países como Portugal, Roménia, Eslovénia e Turquia as mães e as adolescentes tendem a avaliar os valores como tendo maior importância para os princípios familiares do que os progenitores do sexo masculino e os adolescentes rapazes. Foi possível também verificar que algumas respostas poderão ter subjacente diferentes papéis relacionados com o género, mas também fatores culturais e religiosos. Assim, em países como a Áustria, a Bélgica e a Grécia não existem diferenças de opinião entre participantes do sexo masculino e participantes do sexo feminino, o que não acontece em Portugal, Roménia, Eslovénia e Turquia, onde os participantes femininos concordam mais com a importância dos valores.

Em nenhum momento se pretendeu criar um ranking dos países participantes. Os resultados chamam à atenção para a diferença entre a perceção dos pais e dos filhos relativamente à importância dos valores. No sete países do projeto, os pais estão mais convencidos do que os adolescentes que os valores fundamentais são importantes e são promovidos na família, o que poderá demostrar uma incongruência entre o que pensam os pais e a as práticas reais na família, menos tempo do que o desejável para  a comunicação entre pais e filhos ou a falta de reflexão dos adolescentes sobre trais valores na sua vida.

O Artigo pode ser consultado aqui: http://ejes.eu/wp-content/uploads/2016/12/3-4-3.pdf




Comentários

Mensagens populares deste blogue

18 de janeiro de 2013 - Tomada de Posse | Diretor do AE de Martim de Freitas | Coimbra

TOMADA DE POSSE Ex.mo Sr. Presidente do CG Ex.mas Sras. Conselheiras e ex.mos Srs. Conselheiros Ex.mo Sr. Diretor cessante, Dr. Alberto Barreira Caras alunas e caros alunos, Exmas. Sras. Presidentes das Associações de Pais, Ex.ma Srª Diretora do Centro Educativo dos Olivais Ex.mos Srs Diretores das Escolas/Agrupamentos de Escolas, Ex.ma Srª. Diretora do CFAE Minerva, Drª Hilda Pinto Gonçalves Ex.mo Sr. Dr. Henrique Girão Ex.mo Sr. Dr. Gonçalo Quadros Ex.ma Sr.ª Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Helena Duque Ex.ma Srª Dra. Teresa Lacerda, e Ex.ma Srª Drª Elisabete Fiel, eTwinning/ERTE/DGE Exma Sra. Vereadora da Educação da CMC, Exmo. Sr. Presidente da União de Freguesia de Eiras e São Paulo de Frades, Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Exmo. Sr. Presidente da Junta da União de Freguesias de Coimbra, Exmos, Srs. Presidentes, Diretores e/ou representantes das IPSS parceira do Agrupamento Todas e todos as/os representantes das institui

Turismo (In)Sustentável

Os bons resultados económicos do nosso país nos últimos anos devem-se, em grande medida, ao crescimento do turismo em Portugal. Desde que me lembro, sempre ouvi dizer que este seria um setor estratégico e que deveria ser uma aposta dos governos nacionais. Mas será que apostar no turismo se limita apenas a confiar no empreendedorismo tuga? Será que uns quantos cursos CEF e Profissionais de Turismo serão suficientes para conduzir um setor que se pretende estratégico? Quando em 2013 me desloquei pela primeira à Turquia (Antália, mais propriamente), encontrei alguns pormenores bastante curiosos. Se, por um lado, encontrei os mercados com as tradicionais bancas da especiarias e frutos secos, os vendedores de rua com sumo de laranja (Portakale) e romã feitos  a hora e os tradicionais tapetes (made in Turkey e não num qualquer país do extremo oriente), por outro lado encontrei "diversões" completamente descaracterizadas. Lembro-me especialmente de um barco de recreio com a imagem d