Avançar para o conteúdo principal

Turismo (In)Sustentável

Os bons resultados económicos do nosso país nos últimos anos devem-se, em grande medida, ao crescimento do turismo em Portugal. Desde que me lembro, sempre ouvi dizer que este seria um setor estratégico e que deveria ser uma aposta dos governos nacionais. Mas será que apostar no turismo se limita apenas a confiar no empreendedorismo tuga? Será que uns quantos cursos CEF e Profissionais de Turismo serão suficientes para conduzir um setor que se pretende estratégico?
Quando em 2013 me desloquei pela primeira à Turquia (Antália, mais propriamente), encontrei alguns pormenores bastante curiosos. Se, por um lado, encontrei os mercados com as tradicionais bancas da especiarias e frutos secos, os vendedores de rua com sumo de laranja (Portakale) e romã feitos  a hora e os tradicionais tapetes (made in Turkey e não num qualquer país do extremo oriente), por outro lado encontrei "diversões" completamente descaracterizadas. Lembro-me especialmente de um barco de recreio com a imagem de Poseidon mas que se chamava... Caribbean Pirates!...
Com a instabilidade política neste país e nos demais do norte de África, alguma desconfiança em relação à Grécia e alguma estratégia de marketing bem conseguido junto de alguma revistas importantes, Portugal conseguiu captar um número muito elevado de turistas, oriundos de diferentes regiões mundiais.
Em tempo de verão a maior atração é, sem qualquer dúvida, o nosso mar e o nosso sol.
Não há ninguém que discorde da importância do turismo para o nosso país. Trata-se de dinheiro que entra, por via direta e por via indireta. Além disso, a sua influência sobre os números do desemprego não é de somenos importância.
Porém, não me parece suficiente atrair turistas apenas para um ano. Corremos o risco de deitar tudo a perder e, na ânsia de tudo conseguir em pouco tempo, podemos hipotecar todo o futuro turístico. Para que tal não aconteça, é necessário educar os operadores turísticos, os empreendedores, mostrando-lhes que não se justifica introduzir uma determinada animação, apenas porque tem sucesso nos EUA ou num qualquer país caribenho. Os turistas vêm a Portugal porque temos algo diferente para oferecer. Numa altura em que tanto se fala de turismo sustentável, insistir em objetos motorizados, poluentes, que impedem que se escute o que mais de natural temos, o som do mar, parace ser do mais elementar erro que estamos a cometer, juntando a outros erros que levarão, inevitavelmente, à busca de um novo local da moda para todos aqueles que ainda têm euros para gastar no verão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

18 de janeiro de 2013 - Tomada de Posse | Diretor do AE de Martim de Freitas | Coimbra

TOMADA DE POSSE Ex.mo Sr. Presidente do CG Ex.mas Sras. Conselheiras e ex.mos Srs. Conselheiros Ex.mo Sr. Diretor cessante, Dr. Alberto Barreira Caras alunas e caros alunos, Exmas. Sras. Presidentes das Associações de Pais, Ex.ma Srª Diretora do Centro Educativo dos Olivais Ex.mos Srs Diretores das Escolas/Agrupamentos de Escolas, Ex.ma Srª. Diretora do CFAE Minerva, Drª Hilda Pinto Gonçalves Ex.mo Sr. Dr. Henrique Girão Ex.mo Sr. Dr. Gonçalo Quadros Ex.ma Sr.ª Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Helena Duque Ex.ma Srª Dra. Teresa Lacerda, e Ex.ma Srª Drª Elisabete Fiel, eTwinning/ERTE/DGE Exma Sra. Vereadora da Educação da CMC, Exmo. Sr. Presidente da União de Freguesia de Eiras e São Paulo de Frades, Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Exmo. Sr. Presidente da Junta da União de Freguesias de Coimbra, Exmos, Srs. Presidentes, Diretores e/ou representantes das IPSS parceira do Agrupamento Todas e todos as/os representantes das institui