Após a publicação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, a 15 de setembro de 2017, tenho participado em diversos fóruns de docentes a debater o tema. Em todos os contextos encontrei sempre unanimidade na pertinência do documento mas, simultaneamente, muitas dúvidas...
Num desses encontros alguém fazia esta reflexão: "a Estratégia é Nacional, mas apenas é aplicada à Escola".
Esta afirmação pode ser abordada por diferentes ângulos. Num deles, aquele que apresentei, poderemos defender que o ponto de partida terá que vir de algum lado e, nesse sentido, a Escola tem um papel fundamental no estabelecimento de parcerias e na concertação de esforços, para promover uma Estratégia Nacional que envolva todos os agentes da comunidade.
Mas também não é menos verdade que necessitamos de políticas públicas que promovam e defendam a Cidadania em todos os seus Domínios.
No mesmo sentido, a Escola e as organizações da sociedade civil (qualquer que seja o seu âmbito jurídico), devem unir-se e, no âmbito da Responsabilidade Social das Organizações, procurar fomentar a Educação para a Cidadania em todas as atividades do quotidiano.
Um outro aspeto que todos nós sabemos também, é que a Educação para a Cidadania não se consegue por processos retóricos nem teóricos, mas sim com ações concretas. Pais, mães, professores, professoras, enfim, todos os adultos/pessoas com responsabilidades educativas transmitem valores através dos seus gestos e atitudes.
O que se passa diariamente no espaço visível nesta fotografia é o contrário daquilo que queremos para a sociedade. O que pretendemos nós ensinar às crianças, quando estacionamos selvaticamente num espaço que deveria ser protegido e acarinhado, para benefício e usufruto de tod@s?
Num desses encontros alguém fazia esta reflexão: "a Estratégia é Nacional, mas apenas é aplicada à Escola".
Esta afirmação pode ser abordada por diferentes ângulos. Num deles, aquele que apresentei, poderemos defender que o ponto de partida terá que vir de algum lado e, nesse sentido, a Escola tem um papel fundamental no estabelecimento de parcerias e na concertação de esforços, para promover uma Estratégia Nacional que envolva todos os agentes da comunidade.
Mas também não é menos verdade que necessitamos de políticas públicas que promovam e defendam a Cidadania em todos os seus Domínios.
No mesmo sentido, a Escola e as organizações da sociedade civil (qualquer que seja o seu âmbito jurídico), devem unir-se e, no âmbito da Responsabilidade Social das Organizações, procurar fomentar a Educação para a Cidadania em todas as atividades do quotidiano.
Um outro aspeto que todos nós sabemos também, é que a Educação para a Cidadania não se consegue por processos retóricos nem teóricos, mas sim com ações concretas. Pais, mães, professores, professoras, enfim, todos os adultos/pessoas com responsabilidades educativas transmitem valores através dos seus gestos e atitudes.
O que se passa diariamente no espaço visível nesta fotografia é o contrário daquilo que queremos para a sociedade. O que pretendemos nós ensinar às crianças, quando estacionamos selvaticamente num espaço que deveria ser protegido e acarinhado, para benefício e usufruto de tod@s?
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