Avançar para o conteúdo principal

O significado do desportivismo...

Qualquer pessoa que goste de desporto ouviu com tristeza a notícia da morte do co-piloto estónio Marcus Martin. O Peugeot WRC despistou-se durante o rali da Grã-Bretanha, embateu com uma árvore e desse despiste resultou a morte que referi. Como seria de esperar a equipa francesa levou o outro piloto, o finlandês Marccus Grohnolm, a desistir.
A partir daqui surge uma lição de desportivismo da equipa Citroën e do seu principal piloto Sébastien Loeb. Este ocupa a primeira posição do campeonato de ralis e com a desistência de Gronhnolm poderia sagrar-se Campeão Mundial, até porque levou vantagem sobre toda a concorrência ao longo do percurso britânico. No entanto, no final da prova Loeb força uma penalização no estacionamento, perdendo dez minutos, ficando em 3º lugar e adiando a decisão sobre o campeonato para a próxima prova.
Quando ouvimos dirigentes desportivos de futebol a incendiar os ânimos, zaragatas planeadas entre claques e polícias a disparar sobre jogadores pergunto-me cada vez mais como é que damos tamanha importância ao futebol? Porque é que as agressões são notícia de primeira página e estas lições passam despercebidas?Porque não realçamos para os nossos jovens aquele exemplo e lhes explicamos que o desporto é também ter coragem de saber perder?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

18 de janeiro de 2013 - Tomada de Posse | Diretor do AE de Martim de Freitas | Coimbra

TOMADA DE POSSE Ex.mo Sr. Presidente do CG Ex.mas Sras. Conselheiras e ex.mos Srs. Conselheiros Ex.mo Sr. Diretor cessante, Dr. Alberto Barreira Caras alunas e caros alunos, Exmas. Sras. Presidentes das Associações de Pais, Ex.ma Srª Diretora do Centro Educativo dos Olivais Ex.mos Srs Diretores das Escolas/Agrupamentos de Escolas, Ex.ma Srª. Diretora do CFAE Minerva, Drª Hilda Pinto Gonçalves Ex.mo Sr. Dr. Henrique Girão Ex.mo Sr. Dr. Gonçalo Quadros Ex.ma Sr.ª Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Helena Duque Ex.ma Srª Dra. Teresa Lacerda, e Ex.ma Srª Drª Elisabete Fiel, eTwinning/ERTE/DGE Exma Sra. Vereadora da Educação da CMC, Exmo. Sr. Presidente da União de Freguesia de Eiras e São Paulo de Frades, Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Exmo. Sr. Presidente da Junta da União de Freguesias de Coimbra, Exmos, Srs. Presidentes, Diretores e/ou representantes das IPSS parceira do Agrupamento Todas e todos as/os representantes das institui

Turismo (In)Sustentável

Os bons resultados económicos do nosso país nos últimos anos devem-se, em grande medida, ao crescimento do turismo em Portugal. Desde que me lembro, sempre ouvi dizer que este seria um setor estratégico e que deveria ser uma aposta dos governos nacionais. Mas será que apostar no turismo se limita apenas a confiar no empreendedorismo tuga? Será que uns quantos cursos CEF e Profissionais de Turismo serão suficientes para conduzir um setor que se pretende estratégico? Quando em 2013 me desloquei pela primeira à Turquia (Antália, mais propriamente), encontrei alguns pormenores bastante curiosos. Se, por um lado, encontrei os mercados com as tradicionais bancas da especiarias e frutos secos, os vendedores de rua com sumo de laranja (Portakale) e romã feitos  a hora e os tradicionais tapetes (made in Turkey e não num qualquer país do extremo oriente), por outro lado encontrei "diversões" completamente descaracterizadas. Lembro-me especialmente de um barco de recreio com a imagem d