Avançar para o conteúdo principal

Imprensa

Por norma gosto de ler jornais. Não tenho muito tempo, mas leio bastante, sobretudo jornais online. Porém, cada vez compro menos as versões em papel. A razão é simples: os preços pesam em orçamentos apertados e uma grande parte dos artigos não interessariam nem a Alberto Caeiro quando, guardando rebanhos, tivesse um desarranjo intestinal.
Hoje, entre a entrega de filmes na DREC e o registo de um euromilhões (eu sei, os jornais são mais baratos que os 2€ deste jogo), adquiri o Courrier Internacional, porque me interessa o artigo sobre Devoção e Fé. Ao lado estava o Público com o seguinte título: Preços dos combustíveis descem mais devagar em Portugal do que em outros países.
Imediatamente pensei: é falso. Este é mais um caso em que a imprensa não cumpre os seus objectivos informativos. Tudo porque nos últimos quinze dias a gasolina sem chumbo95 SUBIU 7 cêntimos por litro.
Depois continuei a ler e verifiquei que o estudo se referia ao 2º semestre de 2006. Nada que nós não saibamos. No nosso país tudo sobe a uma velocidade vertiginosa, mas descer demora muito mais tempo do que no resto da União Europeia. Essa a razão do Zézé Camarinha ser o verdadeiro ícone nacional entre as turistas que nos visitam.
Ainda relativamente os preços, lembro-me também de uma notícia da RTP 1, segundo a qual, nos dois primeiros meses de 2007, os preços se mantinham estáveis. Eu gostaria de saber quem nos tenta enganar desta forma. Só quem não faz compras pode fazer afirmações deste género. Basta pegar no exemplo que acima referi dos preços da Gasolina... Ou será que por detrás desta "informação" existe algo mais que nós não saibamos... As suspeitas sobre a isenção da informação da RTP são cada vez maiores. "à mulher de César não basta ser séria...".

Comentários

Martinho Soares disse…
Ao preço a que estão os combustíveis, tens toda a razão para apostar no euromilhões.Quanto a jornais, mais vale gastar o dinheiro em raspadinhas!

Mensagens populares deste blogue

18 de janeiro de 2013 - Tomada de Posse | Diretor do AE de Martim de Freitas | Coimbra

TOMADA DE POSSE Ex.mo Sr. Presidente do CG Ex.mas Sras. Conselheiras e ex.mos Srs. Conselheiros Ex.mo Sr. Diretor cessante, Dr. Alberto Barreira Caras alunas e caros alunos, Exmas. Sras. Presidentes das Associações de Pais, Ex.ma Srª Diretora do Centro Educativo dos Olivais Ex.mos Srs Diretores das Escolas/Agrupamentos de Escolas, Ex.ma Srª. Diretora do CFAE Minerva, Drª Hilda Pinto Gonçalves Ex.mo Sr. Dr. Henrique Girão Ex.mo Sr. Dr. Gonçalo Quadros Ex.ma Sr.ª Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Helena Duque Ex.ma Srª Dra. Teresa Lacerda, e Ex.ma Srª Drª Elisabete Fiel, eTwinning/ERTE/DGE Exma Sra. Vereadora da Educação da CMC, Exmo. Sr. Presidente da União de Freguesia de Eiras e São Paulo de Frades, Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Exmo. Sr. Presidente da Junta da União de Freguesias de Coimbra, Exmos, Srs. Presidentes, Diretores e/ou representantes das IPSS parceira do Agrupamento Todas e todos as/os representantes das institui

Turismo (In)Sustentável

Os bons resultados económicos do nosso país nos últimos anos devem-se, em grande medida, ao crescimento do turismo em Portugal. Desde que me lembro, sempre ouvi dizer que este seria um setor estratégico e que deveria ser uma aposta dos governos nacionais. Mas será que apostar no turismo se limita apenas a confiar no empreendedorismo tuga? Será que uns quantos cursos CEF e Profissionais de Turismo serão suficientes para conduzir um setor que se pretende estratégico? Quando em 2013 me desloquei pela primeira à Turquia (Antália, mais propriamente), encontrei alguns pormenores bastante curiosos. Se, por um lado, encontrei os mercados com as tradicionais bancas da especiarias e frutos secos, os vendedores de rua com sumo de laranja (Portakale) e romã feitos  a hora e os tradicionais tapetes (made in Turkey e não num qualquer país do extremo oriente), por outro lado encontrei "diversões" completamente descaracterizadas. Lembro-me especialmente de um barco de recreio com a imagem d