Avançar para o conteúdo principal

Corrida Solidária


A Joana tem sete anos e anda no segundo ano de escolaridade. É uma aluna como as outras, numa das turmas mais difíceis que eu tenho. Quando está junto a outras colegas conversa com elas como todas as outras. Vive com a mãe, numa situação económica difícil.
Há cerca de duas semanas apresentei o projecto "Corrida Solidária". Todos os alunos do agrupamento iriam correr no dia 21 de Março, para angariar fundos que apoiassem a construção de duas escolinhas comunitárias em Naamacha, Moçambique. O projecto era simples: as crianças deveriam pedir patrocínios para participar na corrida. O valor conseguido seria entregue à ONG Médicos do Mundo. Alguns dias depois, a Joana diz-me: "professor, a minha mãe diz que não vai poder contribuir". Sem grande surpresa, apressei-me a sossegá-la: "Não te preocupes, mesmo sem patrocínio vais participar na mesma.
Os dias foram passando. Ontem, véspera da corrida, a aluna dirige-se a mim, juntamente com os colegas e entrega-me uma moeda. Um valor simbólico, mas bastante importante quando se espera que, de pequenos símbolos, surja uma importante infraestrutura. No final da aula cruzo-me com a mãe que me diz: "Professor, amanhã eu mando o dinheiro para a minha filha", ao que respondi: "Mas ela já me deu!". Eu sorrio, a mãe, muito orgulhosa sorri e pergunta: "Já deste dinheiro? Como?" Nesse momento, abriu-se à nossa frente o mais belo sorriso que alguma vez alegrou o meu olhar e que, de pronto, me encheu de paz e serenidade o meu coração.
(cf. Mc 12, 41-43).
PS: na nossa escola angariámos 1300€ em patrocínios. Estamos satisfeitos!...

Comentários

Anónimo disse…
Foi de facto muito gratificante ver como todos se empenharam e colaboraram.
Bem hajas por nos teres apresentado a ideia que hoje concretizámos.
Maria Silva

Mensagens populares deste blogue

18 de janeiro de 2013 - Tomada de Posse | Diretor do AE de Martim de Freitas | Coimbra

TOMADA DE POSSE Ex.mo Sr. Presidente do CG Ex.mas Sras. Conselheiras e ex.mos Srs. Conselheiros Ex.mo Sr. Diretor cessante, Dr. Alberto Barreira Caras alunas e caros alunos, Exmas. Sras. Presidentes das Associações de Pais, Ex.ma Srª Diretora do Centro Educativo dos Olivais Ex.mos Srs Diretores das Escolas/Agrupamentos de Escolas, Ex.ma Srª. Diretora do CFAE Minerva, Drª Hilda Pinto Gonçalves Ex.mo Sr. Dr. Henrique Girão Ex.mo Sr. Dr. Gonçalo Quadros Ex.ma Sr.ª Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Helena Duque Ex.ma Srª Dra. Teresa Lacerda, e Ex.ma Srª Drª Elisabete Fiel, eTwinning/ERTE/DGE Exma Sra. Vereadora da Educação da CMC, Exmo. Sr. Presidente da União de Freguesia de Eiras e São Paulo de Frades, Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Exmo. Sr. Presidente da Junta da União de Freguesias de Coimbra, Exmos, Srs. Presidentes, Diretores e/ou representantes das IPSS parceira do Agrupamento Todas e todos as/os representantes das institui

Turismo (In)Sustentável

Os bons resultados económicos do nosso país nos últimos anos devem-se, em grande medida, ao crescimento do turismo em Portugal. Desde que me lembro, sempre ouvi dizer que este seria um setor estratégico e que deveria ser uma aposta dos governos nacionais. Mas será que apostar no turismo se limita apenas a confiar no empreendedorismo tuga? Será que uns quantos cursos CEF e Profissionais de Turismo serão suficientes para conduzir um setor que se pretende estratégico? Quando em 2013 me desloquei pela primeira à Turquia (Antália, mais propriamente), encontrei alguns pormenores bastante curiosos. Se, por um lado, encontrei os mercados com as tradicionais bancas da especiarias e frutos secos, os vendedores de rua com sumo de laranja (Portakale) e romã feitos  a hora e os tradicionais tapetes (made in Turkey e não num qualquer país do extremo oriente), por outro lado encontrei "diversões" completamente descaracterizadas. Lembro-me especialmente de um barco de recreio com a imagem d