Aproxima-se rapidamente mais uma formação no contexto de aprendizagem ao longo da vida. "Education for sustainability and citizenship in schools". Um dos trabalhos que teremos de realizar será a apresentação da forma como este tema é desenvolvido nas escolas em Portugal e na minha escola em particular.
Um os elementos que teremos de desenvolver será o dos obstáculos à implementação de estratégias de cidadania nas escolas. Após alguma reflexão, considerei que a maior dificuldade é a do curriculo oculto.
Desde que os meus filhos nasceram que me fui habituando a ser ultrapassado, de forma selvagem, em filas que conduziam à sua creche. Desde que eles começaram a ter entendimento que lhes fui explicando que devemos respeitar o nosso lugar na fila...
Nos últimos tempos, tenho testemunhado situações igualmente gritantes de desrepeito pelos direitos dos outros. Desde circular em sentido proibido para fugir a uma fila de trânsito, até ao estacionamento em lugar destinados a pessoas com deficiências.
Na preparação do powerpoint para o meu trabalho, fui confrontado novamente com uma situação semelhante. por isso não resisti e fotografei. Pouco depois, surge a dona do veículo. Ao olhar melhor pensei: se calhar tem mesmo uma deficiência... só assim se compreendem os sapatos com saltos mais altos que os meus pés e que a impediram de estacionar 6 m mais ao lado nos outros lugares livres...
Comentários