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Mensagens

XVI Encontro TIC na Educaçao | IPL 7 e 8 de Julho 2016

O Fogo Sagrado, Régis Debray

«Em França, o número de psiquiatras decuplicou em quarenta anos, e o dos religiosos, passou para metade em menos tempo. O tratamento dos sofrimentos deslocou-se, do padre para o Prozac.  ... O sofrimento e a solidão, ou se espiritualizam, ou se medicalizam.  ... O Senhor Homais (nota: personagem do Romance "Madame Bovary") não pode simultaneamente felicitar-se pelo esvaziamento das igrejas e dos conventos, e deplorar o défice da Segurança Social por os franceses consumirem medicamentos em excesso. Ou uma coisa, ou outra. Narciso custa, sem dúvida, tão caro à sociedade como Édipo. O remédio para o mal da moda, a depressão, será portanto serotonina, mas só à falta de melhor. A molécula continua a ser um mal menor.» P.153 e 154

À margem, mas não marginal!...

Qualquer professor gosta de ter alunos que atinjam facilmente o sucesso académico. Criar exercícios e atividades difíceis é muito estimulante para esses alunos e para nós professores. Mas sejamos realistas: quanto alunos destes conseguimos ter ao longo de cada ano de escolaridade? 2, 3? E todos os outros, o que fazemos por eles? Nas reuniões de avaliação que se aproximam serão reproduzidas até à exaustão as mesmas frases que vão circulando ao longo do período na sala de profe ssores. Queixas que os alunos não trabalham, não se esforçam e têm maus resultados. Na maior parte das vezes o que fazemos? Continuamos a trabalhar para os 2 ou 3 que nos estimulam... Recentemente, o Papa Francisco referiu que os cristão deveriam procurar aqueles que estão nas margens (ou talvez à margem...). Para mim, na escola, essas margens serão provavelmente os alunos que não querem estar na sala de aula e para junto dos quais eu devo fazer o esforço de me deslocar. Isso vai exigir que eu saia do conforto do

Uniformes

No nosso país o uso de uniforme escolar está arredado das políticas das escolas públicas. Apenas no Jardim de Infância é comum encontrar como prática corrente o uso de um bibe, mas apenas para protege a roupa das tintas utilizadas nas atividades quotidianas. No Irelanda a situação é diametralmente oposta. A quase totalidade de escolas optou pelo uso obrigatório de um uniforme. Do que nos foi dado a conhecer, existem dois modelos: um para o dia em que têm Educação Física no horário e outro para os restantes dias. Ao dialogar com outros colegas, foi com alguma surpresa que os ouvi afirmar que nos respetivos países se pondera voltar a introduzir o uniforme. Alguns exemplos apontam para resistência iniciais mas, ao fim de 2, 3 anos, as famílias confirmam que foi a melhor decisão. Existem dois argumentos transversais aos diferentes países: é uma forma de evitar que algumas alunas e alguns alunos usem roupas pouco próprias para uma escola e, sobretudo, tem-se revelado uma medida anti-bull

Por Dublin III - a rua!

Desde a tarde de segunda que, na hora de almoço a após a formação aproveito para passear pela cidade. Desde logo estranha-se a deslocação dos veículos motorizados pela esquerda... Entrar no autocarro pelo lado esquerdo é algo muito estranho. Depois estranha-se a quantidade de pessoas que circulam nas ruas. Ao longo dia, em diferentes horas do dia, tenho encontrado algumas ruas sempre com muitas pessoas. Por essa razão, essas ruas estão cheias de lojas de diferentes marcas (e sem marcas) que fazem das ruas verdadeiros centros comerciais a céu aberto. Não consigui vislumbrar grandes espaços para estacionamento na cidade, mas não vejo grandes engarrafamentos nesta zona. A razão parece-me simples: as pessoas utilizam os transportes públicos, as bicicletas e circulam a pé. Estando a baixa de Coimbra  ficar completamente abandonada, creio que medidas de "remendo" não serão eficazes. Para revitalizar a baixa será necessário um grande investimento financeiro. Seria possível às aut

Por Dublin II - Moral and Religious Education

Uma vez que a minha participação neste curso de formação não tem por base a discipilina que lecciono, não consigo ter acesso a todos os detalhes. No entanto já percebi que a disciplina por cá tem mais tempos letivos e é obrigatória para os alunos. Numa deslocação de hoje consegui ter acesso ao livro do aluno do equivalente ao nosso 6º ano. É um livro muito catequético, sem qualquer dívida. Resta-me saber se o programa também o é. Esta informação poderá ser-me útil para a redação da tese...