Avançar para o conteúdo principal

O desafio da relação

A postura individual perante a mudança não apresenta uma norma. Reagimos de forma diferente, não apenas quando comparamos com outras pessoas mas até quando nos comparamos connosco, noutros contextos e situações. Para que todas as pessoas envolvidas possam sair a ganhar, é fundamental encarar a novidade com espírito positivo e, acima de tudo, com alegria que possa tornar-se contagiante.
Nas primeiras duas semanas não se escreve... não se abrem manuais... não se marcam testes... nas primeiras duas semanas procuramos conhecer-nos e criar relações. Soa a desorganização? Talvez... mas se ser organizado é divulgar na aula de apresentação o calendário dos testes para o ano todos, eu farei questão de ter esse epíteto... não me consta que os testes (ou instrumentos de recolha de informação... ou fichas de avaliação... ou...) sejam a parte preferida de alunas e alunos no seio da escola. Então? Qual a razão de começar por aí?
As minhas primeiras aulas do ano tiveram 4 palavras que deixaram a curiosidade no ar: eTwinning, Kahoot, ClassDojo e Plickers. Podem não ser ae palavras mais bonitas... podem não se vocábulos indicados para fazer poesia. Mas serão, certamente, palavras que me ajudarão neste desafio e que me acompanharão na criação de relações humanas fortes, estáveis e, acima de tudo, sustentáveis.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

18 de janeiro de 2013 - Tomada de Posse | Diretor do AE de Martim de Freitas | Coimbra

TOMADA DE POSSE Ex.mo Sr. Presidente do CG Ex.mas Sras. Conselheiras e ex.mos Srs. Conselheiros Ex.mo Sr. Diretor cessante, Dr. Alberto Barreira Caras alunas e caros alunos, Exmas. Sras. Presidentes das Associações de Pais, Ex.ma Srª Diretora do Centro Educativo dos Olivais Ex.mos Srs Diretores das Escolas/Agrupamentos de Escolas, Ex.ma Srª. Diretora do CFAE Minerva, Drª Hilda Pinto Gonçalves Ex.mo Sr. Dr. Henrique Girão Ex.mo Sr. Dr. Gonçalo Quadros Ex.ma Sr.ª Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Helena Duque Ex.ma Srª Dra. Teresa Lacerda, e Ex.ma Srª Drª Elisabete Fiel, eTwinning/ERTE/DGE Exma Sra. Vereadora da Educação da CMC, Exmo. Sr. Presidente da União de Freguesia de Eiras e São Paulo de Frades, Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Exmo. Sr. Presidente da Junta da União de Freguesias de Coimbra, Exmos, Srs. Presidentes, Diretores e/ou representantes das IPSS parceira do Agrupamento Todas e todos as/os representantes das institui

Turismo (In)Sustentável

Os bons resultados económicos do nosso país nos últimos anos devem-se, em grande medida, ao crescimento do turismo em Portugal. Desde que me lembro, sempre ouvi dizer que este seria um setor estratégico e que deveria ser uma aposta dos governos nacionais. Mas será que apostar no turismo se limita apenas a confiar no empreendedorismo tuga? Será que uns quantos cursos CEF e Profissionais de Turismo serão suficientes para conduzir um setor que se pretende estratégico? Quando em 2013 me desloquei pela primeira à Turquia (Antália, mais propriamente), encontrei alguns pormenores bastante curiosos. Se, por um lado, encontrei os mercados com as tradicionais bancas da especiarias e frutos secos, os vendedores de rua com sumo de laranja (Portakale) e romã feitos  a hora e os tradicionais tapetes (made in Turkey e não num qualquer país do extremo oriente), por outro lado encontrei "diversões" completamente descaracterizadas. Lembro-me especialmente de um barco de recreio com a imagem d