Na sequência da apresentação deste livro, em Coimbra, existem dois pontos que gostaria de sublinhar, por parecerem relevantes e alinhados com o trabalho que desenvolvo quotidianamente.
Em primeiro lugar, este livro oferece uma oportunidade a mães, pais e encarregadas/os de educação para refletirem acerca do que é a escola na atualidade. A sessão nesta cidade foi promovida por uma Associação de Pais, pois isso significa que, também cá se procura uma escola (quase) perfeita. Este livro ajuda-nos a nós, pais e mães, a questionarmo-nos acerca dos documentos orientadores tanto a nível nacional (PASEO, ENEC, Aprendizagens Essenciais e Inclusão), como a nível local: Projeto Educativo e Estratégia de Educação para a Cidadania das Escola.
Em segundo lugar, estamos parente um livro que nos motiva a perceber, enquanto profissionais, que tudo o que fazemos está interligado. Há uns meses atrás, um estudo da Eurydice apresentava os docentes portugueses como aqueles que apresentam a maior perceção de stress no trabalho. Esse estudo aponta dois fatores que podem baixar esses níveis:
- o desenvolvimento profissional contínuo, sobretudo quando é realizado num outro país e, neste campo, estamos muito abaixo das percentagens de outros, mesmo com um grande incremento de projetos da Ação-chave 1 do Programa Erasmus+;
- o trabalho colaboração.
E, neste último ponto, vamos encontrar muitas ideias que estão presentes ao longo do livro e que, simultaneamente, também estão na base da Estratégia Nacional de Edcuação para a Cidadania: o trabalho em rede, a cooperação, as sinergias que se mobilizam (e que tão bem se encontram partilhadas ao longo das páginas no livro), não numa lógica de fazer mais, mas numa lógica de fazer de forma diferente.
Nesse sentido, todas os documentos que estruturam o ensino têm funções diferenciadoras mas que se conjugam. Se quisermos, poderemos entrender o PASEO pode ser os alicerces da Educação, a ENEC como as paredes que enforma e protegem e as aprendizagens essencias a mobília com que decoramos o edifício… ou...
Numa metáfora mais culinária e alinhada com o estilo Pantagruel de que se falou na sessão: um bolo de chocolate: o PASEO é a farinha que dá a consistência, a ENEC o açúcar (que adoça), os ovos e o fermento; as aprendizagens essenciais o chocolate que dá o sabor e o distingue de todos os outros bolos.
Não é de estranhar que o eTwinning se apresente como o melhor "companheiro" neste viagem de toda a comunidade educativa. Enquanto maior comunidade de professores (quase 1 milhão de registos) promove a colaboração e a partilha (nacional e internacional), o desenvolvimento profissional, sempre numa lógica de articulação com as políticas educativas, não para aumentar as tarefas docentes, mas para promover o trabalho que proporcione aprendizagens significativas para todas/os as/os envolvidas/os, indo ao encontro de uma EEC que vai muito além da disciplina de CD, pois deve desenvolver-se numa lógica de whole-school approach, criando condições para o envolvimento de toda a comunidade educativa, indo muito além do pedido de resposta a questionários online...
Comentários