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Mensagens

Sabem qual o maior interesse desta fotografias? ... é que quase conseguia apanhar em flagrante os assaltantes do meu carro. Enquanto me entretinha a fotografar as paisagens de Foz do Arelho (obrigado Luís Sousa), alguem se preocupava em esvaziar o conteúdo do meu carro que está ao fundo, junto da carrinha que está de passagem. O meu intuito com esta foto era de apanhar a gaivota que se vê a voar, na sua expressão plena de liberdade. Não era a única a exprimir-se livremente...

Férias

“INDEFORMAÇÕES” Decorria o ano lectivo de 1993/1994 quando entrou em vigor a Reforma do Sistema Educativo do Ensino Secundário. Para aqueles a quem a memória não permite identificar a qual delas me refiro, acrescento que foi no decurso deste processo que se iniciaram as provas globais nos 10º e 11º anos e Exames Nacionais no 12º Ano. Passámos a ter mais disciplinas do que os nossos colegas, sobretudo no último ano, em que se transitou de um sistema de para um de 8. Esse foi o ano que correspondeu à minha passagem para o 10º anos e, por conseguinte, era mais um dos que eram conhecidos como cobaias do sistema (educativo, claro!). A Matemática nunca fora um problema para mim. Apesar disso, e dada a minha predilecção pelas línguas estrangeiras, optei pelo curso de Humanidades. Além das disciplinas habituais, ainda tínhamos Técnicas de Tradução de Francês e Métodos Quantitativos. Esta última, que pretendia ser uma espécie de matemática, estava vocacionada para a estatística. Nos outros dois

O significado do desportivismo...

Qualquer pessoa que goste de desporto ouviu com tristeza a notícia da morte do co-piloto estónio Marcus Martin. O Peugeot WRC despistou-se durante o rali da Grã-Bretanha, embateu com uma árvore e desse despiste resultou a morte que referi. Como seria de esperar a equipa francesa levou o outro piloto, o finlandês Marccus Grohnolm, a desistir. A partir daqui surge uma lição de desportivismo da equipa Citroën e do seu principal piloto Sébastien Loeb. Este ocupa a primeira posição do campeonato de ralis e com a desistência de Gronhnolm poderia sagrar-se Campeão Mundial, até porque levou vantagem sobre toda a concorrência ao longo do percurso britânico. No entanto, no final da prova Loeb força uma penalização no estacionamento, perdendo dez minutos, ficando em 3º lugar e adiando a decisão sobre o campeonato para a próxima prova. Quando ouvimos dirigentes desportivos de futebol a incendiar os ânimos, zaragatas planeadas entre claques e polícias a disparar sobre jogadores pergunto-me cada vez

Cáritas...

Ser professor é maravilhoso! Descobrimos várias cidades do país, conhecemos o submundo do centro de emprego e, imaginem, até podemos ter cartão da MACRO ... Um luxo!!! Mas sem dúvida nenhuma que o melhor é o contacto com os alunos e aquilo que eles nos ensinam... Todos sabem que o método expositivo está quase proibido nas escola. Eu concordo plenamente. Qual é a lógica dos aluno nos terem de ouvir? Só dizemos coisas sérias, raramente bricamos com as palavras porque estamos a tratar de um assuntos sérios que não se compadecem com jogos linguísticos que poderiam retirar seriedade às coisas que dizemos. Portanto abaixo o método expositivo. Neste contexto ganha especial importância o questionário orientado ou o diálogo interactivo. Sem dúvida que nas aulas de Moral estes métodos são os mais adequados. Por isso, este vosso amigo questiona uma turma de 5º ano, na lição número 23: "Alguém sabe o que é a Cáritas?" - imediatamente se levantaram vários braços sôfregos por poderem de

Acção toxicodependência

Acção (IN)Dependências Iniciou-se no dia 3 de Maio a Acção de Informação (IN)Dependências. Dinamizada pela Drª Lúcia Pereira e Drª Ana Filipa da Unidade de Prevenção de Leiria do IDT (Instituto da Droga e da Toxicodependência) esta acção decorrerá em três sessões em que a segunda será no dia 6 e a terceira no dia 10 deste mês. Quem escolheríamos nós para viajar connosco, num trajecto de comboio de Faro ao Porto? Uma Prostituta? Um toxicodependente? Um alcoólico? Um mendigo? Um Ladrão? Uma mãe com três filhos? Um falador? Um polícia? Um fumador? Uma pessoa com um animal? Um vendedor de queijos com cheiro activo? Um homossexual? Um louco? Um seropositivo? Um travesti? Uma pessoa com tosse e expectoração frequente? Foi desta forma que os alunos foram confrontados com alguns problemas da nossa sociedade, nomeadamente os que estão ligados à discriminação. As respostas foram desde o politicamente correcto até ao provocador, o que deu asas ao debate, permitindo um diálogo franco e aberto que
Acção (IN)Dependências